Atendimento à distância

O atendimento à distância (online) é uma modalidade de ajuda psicológica que faz uso das vantagens da internet e das tecnologias de comunicação.

Estes formatos de atendimento são muito próximos da consulta face-a-face (sobretudo a videoconferência) permitindo uma comunicação em direto, verbal e visual (no caso da videoconferência), ultrapassando impedimentos de deslocamento ao consultório (por questões de distância, tempo ou económicas).  

Videoconferência

É o meio mais próximo da consulta face-a-face convencional. Permite reproduzir praticamente na integralidade os principais meios de comunicação pela possibilidade simultânea de ver, ouvir e falar em direto com outra pessoa. É especialmente indicado para pessoas que estão geograficamente mais isoladas, com dificuldade de deslocamento, com incapacidade física, ou algum tipo de ansiedade ou fobia que impeça a saída de casa. No entanto, esta modalidade pode também ser uma opção para quem simplesmente se sinta mais cómodo a ter uma consulta a partir do conforto do lar.

Telefone

Pode ser uma alternativa à videoconferência, preservando um dos meios fundamentais da comunicação humana corrente: A fala. Mas não permite a comunicação não verbal, limitando a compreensão e a avaliação mais profunda e exata do interlocutor. Porém, a ausência do fator “ver e ser visto”, pode ajudar algumas pessoas a ultrapassar sentimentos de inibição e de receio face à exposição da sua intimidade.

Eficácia dos meios de atendimento à distância

O atendimento à distância tem vindo a expandir-se. A literatura científica tem acumulado evidência que apoia a viabilidade da utilização, em geral, da terapia baseada nos meios de comunicação à distância, com uma eficácia semelhante à terapia convencional. O atendimento online por videoconferência é comprovadamente eficaz em muitas situações.

Confidencialidade
Os psicoterapeutas garantem a confidencialidade da informação chegada até eles, mas não garantem a confidencialidade da informação enquanto a mesma transita na internet. Para mais informações sobre este assunto consulte as diretrizes internacionais: o Departamento 46 da na Associação Americana de Psicologia e a Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online.

Fundamentação Legal
A psicologia online encontra-se internacionalmente enquadrada em termos legais. Profissionalmente ela é orientada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association.