Como funciona uma consulta de psicologia clínica? O que esperar numa consulta de psicologia clínica?
Quando o nosso carro tem uma avaria, vai-se ao mecânico e espera-se que este o repare. Quando se parte um osso, vai-se ao médico e espera-se que este o repare.
Numa consulta de psicologia, o trabalho a ser feito é muito mais complexo do que aquilo que o sentido comum pode vir a sugerir, isto porque não se lida com sintomas físicos que podem ser observados e tratados de forma direta e objetiva, mas, antes, com questões subjetivas complexas e multifacetadas. Cada indivíduo é único, e a sua saúde mental é influenciada por uma ampla gama de fatores, que podem passar pelas suas experiências de vida, crenças pessoais e relações consigo, com os outros, e com o mundo. Esta individualidade e especificidade deve ser respeitada.
Dado isto, os psicólogos empregam capacidades de escuta ativa, empatia e compreensão, de modo a ajudar os clientes a explorar os seus problemas e questões que traz consigo de uma forma holística, visando identificar soluções e mecanismos que pode empregar, no sentido de promover o seu bem-estar psicológico e saúde mental.
Numa fase mais inicial, o psicólogo convidá-lo-á a falar sobre si, sobre a sua vida, sobre o que passa pela sua mente, os desafios que enfrenta e os assuntos que gostaria de abordar durante o processo terapêutico. Procura-se compreender a complexa interação entre os seus pensamentos, sentimentos e experiências de vida, muitas vezes explorando, desde início, a sua história de vida.
Procura-se que se sinta confortável e seguro para partilhar a sua interioridade, sem interrupções, num espaço onde não será julgado nem criticado. Trata-se esta de uma troca de palavras única na qual se pode exprimir abertamente sem consequências negativas: tudo o que quiser ou necessitar dizer é bem-vindo.
Tudo o que disser numa consulta junto de um psicólogo será mantido estritamente confidencial e o que discutem ficará apenas entre si e o psicólogo.
O processo acompanhamento em psicologia clínica trata-se de um trabalho contínuo de colaboração, no qual o cliente e o psicólogo cooperam no sentido de identificar e abordar os assuntos de maior importância para trabalharem juntos na busca de soluções e no cultivo de uma melhor saúde mental.
O formato e duração das consultas variam consoante a orientação teórica e tipo de intervenção de eleição do psicólogo, que deve ser sempre adequado às necessidades e preferências do cliente. Estas podem ser individuais ou em grupo, presenciais ou online, uma ou várias vezes por semana, podendo também ser quinzenais ou até mesmo mensais. O número das sessões é decidido conforme o tipo de intervenção, pelo que se considera necessário para o cliente, e o que este desejar e achar melhor. A duração das sessões varia, mas ronda geralmente os 50 minutos. As sessões podem ocorrer também nos mais variados contextos, desde consultórios privados, clínicas, hospitais e até mesmo escolas e locais de trabalho.
Uma consulta em psicologia clínica pode também, se aplicável, compreender algum momento de avaliação psicológica, que pode incluir questionários, testes psicométricos, entrevistas estruturadas e observação comportamental para obter uma compreensão mais profunda dos problemas do cliente e ajudar a desenvolver um plano de tratamento mais adequado às suas necessidades.
É importante notar, contudo, que a experiência exata de uma consulta de psicologia clínica varia de pessoa em pessoa, dependendo das necessidades individuais e da abordagem terapêutica utilizada pelo psicólogo. O objetivo final, todavia, é sempre o mesmo: fornecer apoio emocional, facilitar a compreensão das dimensões e problemáticas psicológicas, estimulando a aquisição de ferramentas para as melhor gerir, e promover o equilíbrio e bem-estar mental do cliente.
A psicologia clínica não é destinada exclusivamente ao diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos, e não é necessário ter condições de saúde mental para ir a uma consulta. Uma consulta em psicologia clínica, e o acompanhamento que a pode suceder, é uma oportunidade para explorar os seus sentimentos, emoções e pensamentos, desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo e encontrar e desenvolver formas mais construtivas de enfrentar os desafios que surgem a sua vida.
Fazer um acompanhamento em psicologia clínica ou psicoterapia é um passo muito corajoso na direção de melhorar a sua saúde mental e cultivar uma vida mais equilibrada e gratificante.
Se está a considerar buscar ajuda ou acompanhamento, a psicologia clínica está aqui para o apoiar e assistir na sua jornada de autodescoberta e crescimento emocional.