Psicoterapia de Apoio

Todos nós, por mais robustos que sejamos psiquicamente, sofremos desgaste psicológico e emocional quanto temos que enfrentar situações de vida mais intensas ou stressantes.

Escuta ativa e empática

O apoio psicológico é uma modalidade de intervenção psicológica particularmente útil para ajudar as pessoas que estão a passar uma fase de vida com dificuldades agudas.

Todos nós, por mais robustos que sejamos psiquicamente, sofremos desgaste psicológico e emocional quanto temos que enfrentar situações de vida mais intensas ou stressantes.

Situações de doença própria ou de familiares. Situações de grande exigência profissional. Crises familiares. Crises de idade. Crises relacionais diversas. Preocupações variadas e mantidas ao longo de períodos extensos. Há tantas e tantas situações que podem abalar o nosso equilíbrio psicológico e levar-nos a procurar apoio psicológico.

A procura de apoio psicológico deve de ser algo simples e linear. É natural e faz parte de uma certa rotina de saúde mental. Se estamos um pouco mais frágeis, por circunstâncias de vida é, natural, procurarmos ajuda e apoio especializado.

Esta ajuda passa por:
escuta ativa e empática
respeito absoluto pela confidencialidade e privacidade
esclarecimento e aconselhamento
orientação psicológica sobre as melhores formas de agir, pensar e compreender as situações que a pessoa expõe ao clínico
análise e organização do pensamento para que surja mais clareza na abordagem aos problemas

Muitas vezes pequenas crises e perdas afetivas são causadoras de uma rutura temporária do equilíbrio psíquico, dando origem a micro-depressões ou crises de ansiedade e instabilidade. O apoio psicológico é a resposta certa.

O apoio psicológico fornecido por um técnico especializado permite agilizar os mecanismos naturais de elaboração do luto e reforçar ou reorganizar o sistema defensivo em falência, facilitando ao cliente uma recuperação mais rápida e estável do seu equilíbrio psíquico.

O apoio psicológico pode ser individual ou em grupo e o número de sessões necessárias é avaliado caso a caso.

Em que casos se aplica?

Auxilio na gestão de situações de crise
Acompanhamento psicológico em doenças crónicas
Após passar por uma experiência traumática (perda de familiares por morte, separação ou divórcio, desemprego, etc)
Como suporte quando se vive longe da família
Ajuda na recuperação de estados depressivos
Estados pré-depressivos
Sentimentos de desmotivação e desinteresse pela vida
Outros

Como funciona?

O acompanhamento em Psicoterapia de Apoio pode ser individual ou em grupo.

O paciente tem habitualmente sessões semanais ou quinzenais de 60 minutos.

O grupo de Apoio Psicológico é composto por um mínimo de 3 elementos e um máximo de 8. Habitualmente são grupos temáticos e as pessoas que o frequentam têm experiências de vida semelhantes, ou seja, todos os elementos do grupo de uma forma ou de outra passaram ou estão a passar pela mesma situação. Por exemplo, Psicoterapia de Apoio em Grupo para Doentes com cancro.