Atendimento à distância (online)
Atendimento à distância (online)

O que é o atendimento à Distãncia

O atendimento à distância (online) é uma modalidade relativamente recente de ajuda psicológica que faz uso das vantagens da Internet e das tecnologias de comunicação. As principais modalidades de atendimento são:

        - A vídeo-conferência (exemplo, Whatsapp, Skype, FaceTime, etc)

        - O telefone

Estes formatos de atendimento são muito próximos da consulta face-a-face (sobretudo a vídeo-conferência) permitindo uma comunicação em direto, pela via vocal-auditiva e visual (no primeiro caso). A principal vantagem deste tipo de consultas é tipicamente ultrapassar impedimentos de deslocamento ao consultório (por questões de distância, tempo ou económicas). No entanto, existe todo um conjunto de outras vantagens e fatores a considerar, dependendo da modalidade de comunicação e objetivos do atendimento à distância (ver mais abaixo). 

Eficácia dos meios de atendimento à distância

O atendimento à distância tem vindo a expandir-se e a ser sistematicamente estudado cientificamente há mais de uma década. Atualmente a literatura científica tem acumulado evidência que apoia a viabilidade da utilização, em geral, da terapia baseada nos meios de comunicação à distância, com uma eficácia semelhante à terapia convencional (ex., Barak, Hen, Boniel-Nissim & Shapira, 2008). 

O atendimento Online por videoconferêcia é comprovadamente eficaz em muitas situações.

Caracterização das várias modalidades de atendimento à distância

 A vídeoconferência

O meio mais próximo da consulta in vivo convencional é a vídeo-conferência. Permite reproduzir praticamente na integralidade os principais meios comunicacionais pela possibilidade simultânea de ver, ouvir e falar em direto com outra pessoa. As principais indicações ou razões que podem levar a escolher este meio de atendimento incluem, por exemplo, pessoas que estão geograficamente mais isoladas, dificuldades de deslocamento, incapacidades físicas ou algum tipo de ansiedade ou fobia que impeça a saída de casa. No entanto, esta modalidade pode também ser uma opção para quem simplesmente se sinta mais cómodo a consultar a partir do conforto do lar.

O telefone

O telefone pode ser uma alternativa à vídeoconferência. Não permite a comunicação não verbal realizada através da visão. Esta perda de riqueza da comunicação não verbal de cariz visual, tem a desvantagem de limitar a compreensão e avaliação mais profunda e exata do interlocutor. Por outro lado, a ausência do fator “ver e ser visto”, pode ajudar algumas pessoas a ultrapassar sentimentos de inibição e de receio face à exposição da sua intimidade. No entanto, este meio preserva um dos meios fundamentais da comunicação humana corrente: a fala.

 

Confidencialidade

Os psicoterapeutas garantem a confidencialidade da informação chegada até eles, mas não garante a confidencialidade da informação enquanto a mesma transita na internet. Para mais informações sobre este assunto consulte as diretrizes internacionais: o Departamento 46 da na Associação Americana de Psicologia e a Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online.

 

Fundamentação Legal

A psicologia online encontra-se internacionalmente devidamente enquadrada em termos legais. Profissionalmente ela é orientada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association


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