Avaliação para Adolescentes
Avaliação Global do Adolescente - Avaliação do Funcionamento Sócio-Afetivo e Competências Intelectuais (Inteligência)
Estudo global que avalia de forma compreensiva e integrada na história de vida, as seguintes áreas:
- Funcionamento socio-afetivo
- Competências intelectuais
- Avaliação do desempenho académico
- Comportamento e socialização.
Avaliação das causas do Insucesso Escolar
O Insucesso Escolar pode dever-se a fatores intelectuais, emocionais, ou ambos, pelo que a avaliação deve ser rigorosa e abranger todos os processos que envolvam o rendimento escolar. A aprendizagem pode ser comprometida, por exemplo, pela ansiedade gerada por uma baixa auto-estima e auto-confiança, assim como por vivências que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Por outro lado, algumas competências intelectuais podem estar alteradas ou ainda não adquiridas, condicionando uma aprendizagem eficaz. Nestes casos é realizada a Avaliação Global do Adolescente ou a Avaliação Neuropsicológica.
Despiste Psicopatológico
A avaliação para despiste psicopatólógico permite uma compreensão da sintomatologia psicológica apresentada e integrada na história de vida e estutura global de funcionamento psicológico. É um estudo que envolve a compreensão dos sintomas psicológicos desde a sua génege, avaliação do seu impacto no comportamento e na funcionalidade global do adolescente.
Avaliação Neuropsicológica do Adolescente
Recomenda-se quando a Avaliação das Competências Intelectuais não é conclusiva e é necessário um exame mais aprofundado das funções e dos processos intelectuais ou quando existem alterações específicas ao nível da aprendizagem (atenção, memória, leitura e escrita). Esta avaliação é essencial no contexto de referenciação para a Educação Especial. Consiste num exame aprofundado das funções e dos processos intelectuais, correlacionando o funcionamento do Sistema Nervoso Central com o desempenho, o comportamento e o funcionamento emocional atual e contribuindo para o planeamento e implementação de um programa de estimulação cognitiva, quando necessário. Seguem-se alguns dos motivos em que mais frequentemente se recomenda a avaliação:
- Atraso do Desenvolvimento
- Défice Cognitivo
- Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo)
- Dislexia, Disortografia, Discalculia
- Hiperatividade e Défice de Atenção
- Hidrocefalia
- Meningite
- Paralisia Cerebral
- Epilepsia Tumor Cerebral
- Alterações Genéticas, Endócrinas ou Metabólicas
- Síndrome de Down
- Traumatismo Craniano
- Exposição a substâncias tóxicas (chumbo, mercúrio, radioterapia e quimioterapia, alcoolismo e/ou consumo de substâncias na gravidez)
Cada terapeuta tem os seus próprios honorários. Por favor contacte os nossos serviços para informações detalhadas.