Avaliação da Criança
Avaliação do Desenvolvimento da Criança (3-6 anos)
Havendo ou não uma preocupação específica, esta avaliação permite averiguar se a criança se está a desenvolver dentro dos parâmetros esperados para a idade e traçar um plano de intervenção caso se verifiquem alterações. Consiste no estudo das seguintes competências:
- Competências Intelectuais Gerais
- Raciocínio Verbal e Não-Verbal
- Coordenação óculo-motora
- Atenção
- Psicomotricidade
- Linguagem (Compreensão e Expressão)
- Competências emocionais e sociais.
Avaliação das Competências Intelectuais (Inteligência) (6-12 anos)
Esta avaliação permite averiguar as competências intelectuais, nomeadamente o nível de eficiência global e as competências ao nível do raciocínio verbal e não-verbal. Recomenda-se quando:
- Se pretende assegurar o normal desenvolvimento intelectual ou averiguar o potencial cognitivo, sem que haja uma preocupação específica.
- Quando se pretende realizar um primeiro despiste de dificuldade específicas, por exemplo no esclarecimento de insucesso escolar, dificuldades de compreensão, entre outros. Dependendo dos resultados, pode justificar-se uma avaliação neuropsicológica ou despiste psicopatológico.
Avaliação Sócio-Afetiva
A Avaliação Sócio-Afetiva tem como objetivo uma compreensão dos recursos emocionais da criança, sem que haja necessariamente uma queixa específica. Muitas vezes os pais pretendem apenas saber se a criança apresenta um desenvolvimento emocional ajustado. Outras vezes, querem assegurar se a criança está a reagir e a adaptar-se bem a determinada situação. A Avaliação Sócio-Afetiva averigua os seguintes aspetos da esfera emocional:
- Comportamento
- Socialização
- Resposta a vivências e conteúdos emocionais
- Imaginário/Fantasia
- Regulação Emocional
- Expressão Emocional
- Recursos defensivos (adaptativos e desadaptativos)
- Resposta a regras
- Medos e Angústias
Avaliação de Despiste Psicopatológico
O Despiste Psicopatólógico permite uma compreensão dos sinais e sintomas que a criança apresenta, integrada na história familiar e no seu desenvolvimento. É uma avaliação sócio-afetiva aprofundada, que procura compreender as alterações desde a seu início, bem como o seu impacto no comportamento e na funcionalidade global da criança (socialização, escolaridade, autonomia, resposta emocional). Indicado em situações em que a criança apresenta, por exemplo:
- Alterações ao nível do comportamento
- Sinais de ansiedade, tristeza, agressividade, isolamento
- Dificuldades no sono
- Medos
- Desmotivação escolar
- Dificuldades de aprendizagem, em que é necessário despistar a influência de fatores emocionais
- Suspeita de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, em que é necessário o diagnóstico diferencial para despistar a influência de fatores emocionais.
Avaliação Global da Criança
Conjuga a Avaliação das Competências Intelectuais (Inteligência) ou do Desenvolvimento e a Avaliação Sócio-Afetiva (ver descrições acima). Pretende-se esclarecer a influência destas áreas na origem, manutenção ou agravamento de dificuldades ou sintomas apresentados. Indicado em situações em que se verifica, por exemplo:
- Atraso/regressão em uma ou mais áreas do desenvolvimento infantil
- Dificuldades de Aprendizagem, em que é necessário esclarecer se são motivadas por fatores emocionais, intelectuais ou ambos. Neste caso pode justificar-se uma Avaliação Neuropsicológica.
- Esclarecimento de diagnóstico solicitado por outros profissionais.
Avaliação de Maturidade Escolar (entrada no 1º ano)
Recomenda-se nas situações de Entrada Condicional, ou seja, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro. É também necessária em situações de antecipação (crianças que só completam 6 anos após 31 de Dezembro) e de adiamento escolar (quando revela alterações que justificam a permanência do Jardim de Infância mais um ano). Pretende verificar se a criança tem o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida. Compreende a avaliação dos seguintos aspetos:
- Eficiência Intelectual Global
- Linguagem: Compreensão e Expressão
- Atenção e Memória
- Competências Psicomotoras e Lateralidade
- Noções Espaciais e Temporais
- Competências Grafo-Percetivas e Óculo-Motoras
- Consciência Fonológica
- Funcionamento Sócio-Afetivo.
(O prazo para entrega de requerimento na escola é 31 de Maio.)
Avaliação Neuropsicológica da Criança
Recomenda-se quando a Avaliação das Competências Intelectuais não é conclusiva e é necessário um exame mais aprofundado das funções intelectuais ou quando existem alterações específicas ao nível da aprendizagem (atenção, memória, leitura e escrita). Esta avaliação é essencial no contexto de referenciação para a Educação Especial. Consiste num exame aprofundado das funções e dos processos intelectuais, correlacionando o funcionamento do Sistema Nervoso Central com o desempenho ou o comportamento atual e contribuindo para o planeamento e implementação de um programa de estimulação cognitiva, quando necessário. Seguem-se alguns dos motivos em que mais frequentemente se recomenda a avaliação:
- Atraso do Desenvolvimento
- Défice Cognitivo
- Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo)
- Dislexia, Disortografia, Discalculia
- Hiperatividade e Défice de Atenção
- Hidrocefalia
- Meningite
- Paralisia Cerebral
- Epilepsia
- Tumor Cerebral
- Alterações Genéticas, Endócrinas ou Metabólicas
- Síndrome de Down
- Traumatismo Craniano
- Exposição a substâncias tóxicas (chumbo, mercúrio, radioterapia e quimioterapia, alcoolismo e/ou consumo de substâncias na gravidez)
Despiste de Causas de Insucesso Escolar
O Insucesso Escolar pode dever-se a fatores intelectuais, emocionais, ou ambos, pelo que a avaliação deve ser rigorosa e abranger todos os processos que envolvam o rendimento escolar. A aprendizagem pode ser comprometida pela ansiedade gerada por uma baixa auto-estima e auto-confiança, assim como por vivências que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Por outro lado, algumas competências intelectuais podem estar alteradas ou ainda não adquiridas, condicionando uma aprendizagem eficaz. Nestes casos é realizada a Avaliação Global da Criança ou a Avaliação Neuropsicológica.
Saiba mais sobre Psicologia e Psicoterapia na Infância AQUI
Cada terapeuta tem os seus próprios honorários. Por favor contacte os nossos serviços para informações detalhadas.