O que é?

É uma psicoterapia individual efectuada em grupo. Procura criar as condições de busca e treino da espontaneidade potencialmente intrínseca a cada pessoa e o desempenho adequado dos vários papéis que o indivíduo vai assumindo ao longo da vida (papel de filho, irmão, pai, profissionais, etc.).

Trata‐se de uma psicoterapia que transcende a palavra, combinando‐a com a acção dramática. No jogo dramático, como espaço de fantasia, toda a acção é possível sem que se peçam responsabilidades aos protagonistas. Todos os actos são reversíveis, é o jogo do “faz de conta”, do imaginário, do “como se”. Assim, os conflitos relacionais podem ser “ensaiados” num contexto seguro, permitindo ao indivíduo uma visão diferente desses mesmos conflitos. O Psicodrama é, pois, uma técnica que promove novas formas do indivíduo lidar com os outros.

É uma psicoterapia que combina o setting e técnicas clássicas do Psicodrama com as teorias psicanalíticas, fornecendo um enquadre teórico psicanalítico ao modelo do Psicodrama concebido por Jacob Moreno.

Equipa Terapêutica

1 Director e 2 Egos Auxiliares

     João Paulo Ribeiro 

Psicólogo Clínico e Psicodramatista. Sócio aderente e membro da Assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (SPPPG). Desenvolve ou desenvolveu trabalho enquanto Director e Ego Auxiliar de grupos terapêuticos de Psicodrama no Instituto Superior Miguel Torga, no Bairro Padre Cruz, na Clínica “Esfinge”, na Unidade de Tratamento e Reabilitação de Alcoólicos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, na Equipa de Pedopsiquiatria da Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira e em consultório privado.

     João Domingues 

Psicólogo Clínico e Psicodramatista. Sócio aderente da SPPPG, membro da Direcção da SPPPG, experiência como Ego-Auxiliar de grupos de psicodrama na UD/Centro das Taipas (da ARSLVT, IP) e em consultório privado.

     Maria Bibas Pereira 

Psicóloga Clínica e Psicodramatista. Sócio aderente da SPPPG, experiência como Ego-Auxiliar de grupo de psicodrama no Internato de São João e em consultório privado.

Metodologia

Sessões semanais de 90 minutos

Número máximo de participantes

10 (participação sujeita a entrevistas de selecção)

Valor por sessão

30€

Horário

3ª Feira das 19.30h e às 21.00h

Local

Av. Elias Garcia, 137 - 6º andar * 1050-099 LISBOA

Formação

Em caso de possuir a formação universitária requerida pela SPPPG para frequentar formação em psicodrama psicanalítico, o processo psicoterapêutico efectuado neste grupo é considerado válido.


Marcar consulta