A psicoterapia de casal é importante para todos os casais que, pelos mais diversos motivos, estão a atravessar um período de crise e que sentem desejo de lutar pela continuação da relação.

As relações amorosas e os casamentos sofrem um enorme desgaste com a rotina diária. A enorme intimidade que se gera entre os membros que formam um casal pode ser tão profunda e gerar uma dependência tão forte como aquela que sentimos enquanto crianças com os nossos pais. O vínculo que se forma entre marido e mulher é muito forte, mas pode não resistir aos constantes ataques exercidos pela rotina diária e pelos desejos e ambições individuais. Fazer terapia de casal é cuidar do casamento.

Não é necessário que o casal esteja à beira da separação ou do divórcio para recorrer ao aconselhamento conjugal ou à terapia de casal, mas as grandes crises podem ser minoradas ou melhor geridas com a ajuda de um psicólogo.

Numa sessão de terapia de casal ou de aconselhamento conjugal o casal será recebido em conjunto e irão expor ao psicólogo o motivo(s) que os levou a procurar a terapia, o que é que os preocupa e como é que cada um individualmente acha que a situação poderá ser resolvida. A terapia de casal visa em primeiro lugar (re)estabelecer a comunicação entre o par e é através de uma maior abertura que se dá o efeito terapêutico. O psicólogo pode também dar ao casal "trabalhos de casa" com o objectivo de reforçar os laços ou desbloquear áreas particularmente conflituosas. A abordagem da terapia de casal considera que o problema é sempre do par, nunca existe a situação de um estar 100% certo e o outro 100% errado.

A terapia de casal pode ajudá-lo(a) sempre que:

Honorários: 70€/sessão


Marcar consulta