Aconselhamento Profissional/Coaching Dinâmico
Aconselhamento Profissional/Coaching Dinâmico

Trata-se de uma técnica de ajuda que assenta na análise e compreensão de determinadas situações profissionais e na reflexão sobre a melhor forma de as resolver.

O coaching dinâmico insere-se no âmbito da relação de ajuda. Pretende-se com esta técnica promover o desenvolvimento pessoal e o empowerment (capacitação).

O objectivo é que o cliente adquira, maximize ou recupere habilidades e competências - e que as use.

Assim, a técnica do coaching assenta num foco, que depende do desejo do cliente e na especificação dos objectivos que se pretendem atingir. É uma técnica baseada na observação, na escuta e nas perguntas que o coach tem de fazer. O estabelecimento de objectivos é feito logo no início do processo.

Neste tipo de coaching, as perguntas do coach dirigem-se não apenas à parte consciente da mente mas também às motivações inconscientes. É assim que o cliente se vai pouco a pouco apercebendo dos seus bloqueios e resistências mais irracionais.

Confunde-se por vezes o coaching, sobretudo o dinâmico, com a psicoterapia. Tanto as psicoterapias como o coaching visam o desenvolvimento pessoal, mas as  psicoterapias são em geral menos focadas em objectivos concretos do que o coaching. As terapias, designadamente as de inspiração psicanalítica, dirigem-se mais ao problema, aos conflitos internos, à história pessoal. O coaching, por seu lado, foca-se mais no comportamento e tem como primeiro passo do processo o estabelecimento de um objectivo observável - um resultado.

O setting tem semelhanças, observando-se a pontualidade, a obectividade, a neutralidade e, evidentemente, o sigilo.

Ambas as técnicas visam o aumento da consciência (awareness), a aprendizagem, o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Contudo, a psicoterapia visa uma mudança interna e o coaching uma mudança observável (a que provavelmente corresponderá uma mudança interna). No coaching o cliente e o coach acordam num objectivo de tempo e no feedback.

As psicoterapias focam-se mais no problema e o coaching mais na solução. As psicoterapias debruçam-se mais sobre o presente em articulação com o passado. O coaching debruça-se mais sobre o futuro (concreto) ou sobre o presente. Ao passado vai buscar-se recursos que possam reforçar uma atitude positiva no cliente e o seu empowerment. Existem vários tipos de coaching, tanto em termos de técnica como por tipo de cliente: life coaching, professional coaching, executive coaching, team coaching e coaching de grupo, entre outros.

Resumindo:

O coaching, designadamente o dinâmico, é uma técnica usada para melhorar o desempenho, quer na vida profissional, quer na vida pessoal. Assenta nas seguintes premissas:

Em suma, que é possível mudar - e para melhor. Tanto como pessoas como como profissionais.

Contamos com a ClearMind como parceira na prestação de serviços de aconselhamento Profissional e Coaching.

Veja o site da Clearmind e adira aos seus serviços com a confiança de uma marca escolhida pela Psicronos.


Marcar consulta