A Avaliação Psicológica desenvolvida pela Ktree* permite a compreensão de diferentes dimensões do psiquismo e oferece uma resposta objetiva de acordo com os objetivos e/ou o pedido subjacente à avaliação.

*ktree é uma marca da Psicronos

Áreas em que se desenvolve a avaliação psicológica

Público alvo

Motivos para a solicitação de uma avaliação psicológica

São inúmeros os motivos para realizar uma Avaliação Psicológica. Destacamos alguns:

Procedimento

A Avaliação Psicológica é um processo que passa por 5 momentos fundamentais:

A entrevista é habitualmente o primeiro momento da avaliação psicológica. Nela, o psicólogo responsável pelo processo, conversa com o examinando (e/ou os responsáveis legais) com o intuito de recolher informações sobre o objetivo da avaliação psicológica, os dados da história de vida relevantes para o processo de avaliação (vida afetiva, familiar, profissional, etc); compreensão da história psicológica, psiquiátrica e médica caso seja relevante. A entrevista para além de dar lugar à recolha de informação anamnésica, permite também uma primeira avaliação das qualidades da linguagem, do pensamento, do comportamento e da adequação afetiva e social.

Como base na informação recolhida na Entrevista, o psicólogo responsável pelo processo de avaliação, constrói ou seleciona uma bateria de instrumentos psicométricos particularmente adequados ao cliente em questão.

A KTREE privilegia a utilização de instrumentos psicométricos que estejam devidamente traduzidos e aferidos para a população portuguesa.

Na posse dos dados anamnésicos e dos resultados dos instrumentos psicométricos utilizados, o psicólogo responsável pelo processo, procede à análise e interpretação dos mesmos. Caso persistam duvidas ou se observem resultados contraditórios, o cliente poderá ser novamente entrevistado e/ou sujeito a novas provas.

Na maioria das avaliações é realizada uma sessão de discussão dos resultados, onde o psicólogo expõe e discute os resultados com o examinando. O objetivo é que estes resultados sejam compreendidos e integrados no auto-conhecimento do cliente por forma a serem úteis ao processo avaliativo em curso.

O relatório é sempre elaborado para um destinatário. A KTREE considera que a utilidade do relatório é tanto maior quanto mais adequada for a linguagem ao destinatário. Neste sentido, a KTREE poderá disponibilizar diferentes relatórios (tendo como base a mesma informação) a diferentes destinatários, com o consentimento informado do avaliando ou responsável legal. Consideramos que o cliente não tem particular vantagem em ter acesso a relatórios particularmente técnicos e que podem suscitar interpretações erradas, pelo que os nossos relatórios são elaborados de forma a passar informação clara e percetível. 

O último momento da avaliação psicológica é a entrevista de discussão e entrega do relatório. Nesta entrevista, o psicólogo responsável pelo processo de avaliação, entrega e lê com o cliente o relatório elaborado, explica as conclusões do processo avaliativo  e esclarece todas as dúvidas que possam surgir.

 

Informações úteis

 Descubra as nossas avaliações seguindo os links:

Avaliaçao do Bebé

Avaliação da Criança

Avaliação do Adolescente

Avaliaçao do Adulto

Avaliaçao Neuropsicologica

Pericias Médico-Legais

Avaliaçao Psicológica Psicanalítica

 

 


Marcar consulta