Avaliação Global do Adolescente - Avaliação do Funcionamento Sócio-Afetivo e Competências Intelectuais (Inteligência)

50€/sessão de avaliação. 

Estudo global que avalia de forma compreensiva e integrada na história de vida, as seguintes áreas:

Avaliação das causas do Insucesso Escolar

50€/sessão de avaliação.

O Insucesso Escolar pode dever-se a fatores intelectuais, emocionais, ou ambos, pelo que a avaliação deve ser rigorosa e abranger todos os processos que envolvam o rendimento escolar. A aprendizagem pode ser comprometida, por exemplo, pela ansiedade gerada por uma baixa auto-estima e auto-confiança, assim como por vivências que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Por outro lado, algumas competências intelectuais podem estar alteradas ou ainda não adquiridas, condicionando uma aprendizagem eficaz. Nestes casos é realizada a Avaliação Global do Adolescente ou a Avaliação Neuropsicológica.

Despiste Psicopatológico

50€/sessão de avaliação.

A avaliação para despiste psicopatólógico permite uma compreensão da sintomatologia psicológica apresentada e integrada na história de vida e estutura global de funcionamento psicológico. É um estudo que envolve a compreensão dos sintomas psicológicos desde a sua génege, avaliação do seu impacto no comportamento e na funcionalidade global do adolescente. 

Avaliação Neuropsicológica do Adolescente

50€/sessão de avaliação.

Recomenda-se quando a Avaliação das Competências Intelectuais não é conclusiva e é necessário um exame mais aprofundado das funções e dos processos intelectuais ou quando existem alterações específicas ao nível da aprendizagem (atenção, memória, leitura e escrita). Esta avaliação é essencial no contexto de referenciação para a Educação Especial. Consiste num exame aprofundado das funções e dos processos intelectuais, correlacionando o funcionamento do Sistema Nervoso Central com o desempenho, o comportamento e o funcionamento emocional atual e contribuindo para o planeamento e implementação de um programa de estimulação cognitiva, quando necessário.  Seguem-se alguns dos motivos em que mais frequentemente se recomenda a avaliação:


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