Avaliação do Desenvolvimento da Criança (3-6 anos)

50€/sessão de avaliação.

Havendo ou não uma preocupação específica, esta avaliação permite averiguar se a criança se está a desenvolver dentro dos parâmetros esperados para a idade e traçar um plano de intervenção caso se verifiquem alterações. Consiste no estudo das seguintes competências:

Avaliação das Competências Intelectuais (Inteligência) (6-12 anos)

50€/sessão de avaliação.

Esta avaliação permite averiguar as competências intelectuais, nomeadamente o nível de eficiência global e as competências ao nível do raciocínio verbal e não-verbal. Recomenda-se quando:

Avaliação Sócio-Afetiva

50€/sessão de avaliação.

A Avaliação Sócio-Afetiva tem como objetivo uma compreensão dos recursos emocionais da criança, sem que haja necessariamente uma queixa específica. Muitas vezes os pais pretendem apenas saber se a criança apresenta um desenvolvimento emocional ajustado. Outras vezes, querem assegurar se a criança está a reagir e a adaptar-se bem a determinada situação. A Avaliação Sócio-Afetiva averigua os seguintes aspetos da esfera emocional:

Avaliação de Despiste Psicopatológico

50€/sessão de avaliação.

O Despiste Psicopatólógico permite uma compreensão dos sinais e sintomas que a criança apresenta, integrada na história familiar e no seu desenvolvimento. É uma avaliação sócio-afetiva aprofundada, que procura compreender as alterações desde a seu início, bem como o seu impacto no comportamento e na funcionalidade global da criança (socialização, escolaridade, autonomia, resposta emocional).  Indicado em situações em que a criança apresenta, por exemplo:

Avaliação Global da Criança

50€/sessão de avaliação.

Conjuga a Avaliação das Competências Intelectuais (Inteligência) ou do Desenvolvimento e a Avaliação Sócio-Afetiva (ver descrições acima). Pretende-se esclarecer a influência destas áreas na origem, manutenção ou agravamento de dificuldades ou sintomas apresentados. Indicado em situações em que se verifica, por exemplo:

Avaliação de Maturidade Escolar (entrada no 1º ano)

50€/sessão de avaliação.

Recomenda-se nas situações de Entrada Condicional, ou seja, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro. É também necessária em situações de antecipação (crianças que só completam 6 anos após 31 de Dezembro) e de adiamento escolar (quando revela alterações que justificam a permanência do Jardim de Infância mais um ano). Pretende verificar se a criança tem o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida. Compreende a avaliação dos seguintos aspetos:

 (O prazo para entrega de requerimento na escola é 31 de Maio.)

Avaliação Neuropsicológica da Criança

50€/sessão de avaliação.

Recomenda-se quando a Avaliação das Competências Intelectuais não é conclusiva e é necessário um exame mais aprofundado das funções intelectuais ou quando existem alterações específicas ao nível da aprendizagem (atenção, memória, leitura e escrita). Esta avaliação é essencial no contexto de referenciação para a Educação Especial. Consiste num exame aprofundado das funções e dos processos intelectuais, correlacionando o funcionamento do Sistema Nervoso Central com o desempenho ou o comportamento atual e contribuindo para o planeamento e implementação de um programa de estimulação cognitiva, quando necessário.  Seguem-se alguns dos motivos em que mais frequentemente se recomenda a avaliação:

Despiste de Causas de Insucesso Escolar

50€/sessão de avaliação.

O Insucesso Escolar pode dever-se a fatores intelectuais, emocionais, ou ambos, pelo que a avaliação deve ser rigorosa e abranger todos os processos que envolvam o rendimento escolar. A aprendizagem pode ser comprometida pela ansiedade gerada por uma baixa auto-estima e auto-confiança, assim como por vivências que podem condicionar a disponibilidade para a aprendizagem. Por outro lado, algumas competências intelectuais podem estar alteradas ou ainda não adquiridas, condicionando uma aprendizagem eficaz. Nestes casos é realizada a Avaliação Global da Criança ou a Avaliação Neuropsicológica.

 

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