Resolver a Dependência nas Relações Amorosas
"Como é que eu deixo de abdicar de mim nas minhas relações, de me submeter à vontade dele/dela e de me humilhar perante ele/ela?"; "Como é que eu consigo o amor que procuro sem ficar tão dependente?"; "Como faço para que deixem de haver tantas discussões?"
Psicoterapia Breve vs. Psicoterapia Longa
Algumas psicoterapias breves são muito eficaz na resolução de diversos problemas ou sintomas. Há no entanto problemas mais complexos que não são passíveis de serem resolvidos com meras sessões de psicoterapia, pois requerem um duro trabalho de reestruturação de personalidade em profundidade.
A Eficácia Científica da Psicoterapia Psicanalítica
Uma meta-análise científica publicada em 2010 demonstra que a psicoterapia psicanalítica é, de um ponto de vista científico, altamente eficaz para um espetro amplo de sintomas de ligados à saúde mental, incluindo depressão, ansiedade, pânico e condições físicas ligadas ao stress.
Depressividade e Psicoterapia
Mudar as estruturas psicológicas que são a base do estar e do agir na vida, da forma como determinada pessoa ao longo da sua vida foi sentindo a sua realidade, as suas relações, os outros à sua volta e a si mesma, é um trabalho longo pois não se está a trabalhar uma doença (o que a pessoa têm) mas sim a personalidade de uma pessoa (o que a pessoa é).
O que é a Psicoterapia: O Papel e a Atitude de um Psicoterapeuta
Como é que isso do "falar" ajuda em alguma coisa?; Porque não desabar com um bom amigo em vez de falar com um psicoterapeuta?; O que é que um psicoterapeuta tem de diferente das outras pessoas a quem podemos confidenciar os nossos problemas?; O que se passa afinal numa psicoterapia?
Memórias de um Percurso Psicoterapêutico
Um discurso na primeira pessoa, bastante elucidativo ainda que pessoal, sobre como foi fazer psicoterapia.
"Amar Demais"
Sabia que o amor maduro é um amor que permite liberdade na relação e que nos protege de relações insatisfatórias?; Sabia que o "amor" dependente aprisona a pessoa à relação e à necessidade que ela seja e se torne aquilo e naquilo que se precisa ou se idealizou, transformando muitas vezes o amar num exercício eterno de esperar e aguentar?
O efeito de dessensibilização
Porque motivo realizar os nossos sonhos e as nossas fantasias idealizadas frequentemente não traz felicidade a longo prazo?
Hipnose – funciona realmente?
Saiba o que é e como funciona a hipnose clínica.
Não tens razões para estar triste?
Como pode algo existir sem causas prévias que lhe deram origem? Neste caso, se existe tristeza a questão não é saber se existem razões ou não para a sua existência, mas quais são, de onde vêm.
Resiliência: Como aguentar o barco?
Sabia que a capacidade para recuperar e retomar o equilibrio após situações díficeis e sem excessiva dificuldade é fundamental para o nosso bem estar e adaptação ás diversas situações que surgem nas nossas vidas?; Sabia que a psicoterapia trabalha e reforça naturalmente esta capacidade?
O mal da psicoterapia
Sabe porque é que algumas pessoas contam histórias sobre como a psicoterapia quase lhes "estragava a vida" e tantas outras escrevem artigos sobre o mesmo tema? Algumas pessoas preferem/precisam acreditar que é a psicoterapia que lhes faz mal. Saiba porquê.
Trauma e EMDR
Conhece o sucesso do EMDR na resolução rápida e eficaz de traumas e vivências de grande ansiedade, o que levou a que actualmente existam centenas de milhar de terapeutas EMDR espalhados por todo todo mundo?
O EMDR mudou a minha vida
"O EMDR mudou a minha vida." E também pode mudar a sua.
Ser Mãe
Será que existe uma única definição de mãe, um conceito restrito e partilhado por todos?
Inconsciente?
Qual é a pertinência do "inconsciente" no processo terapêutico?
Águas de Um Lago Interior
Muito de nós nunca conhecemos verdadeiramente o nosso lago interior. Outros de nós nunca formaram um...
Depressão e Melancolia
Uma perda pode ser uma porta de acesso a uma dor imensa, a dor de perdas não elaboradas, vividas e sentidas intensamente num outro período de vida.
Mobbing/Psicoterrorismo
É vítima de "assédio moral" no seu local de trabalho, por parte dos seus colegas ou do seu chefe?; Conhece alguém em tais circunstâncias?
O impacto da separação dos pais nos filhos menores
Como gerir a separação conjugal de modo a amenizar as consequências psicológicas para a criança?; Será melhor terminar a relação conjugal ou mantê-la, não vá a criança ficar traumatizada?
Pequenos grandes consumidores
Saiba se está a dar demasiados brinquedos ao seu filho, o que isso pode significar e que consequências daí podem advir.
Há muito que não sonha...?
Há muito que não sonha?; Não sonha de facto ou apenas não se recorda dos sonhos?; Como pode acontecer que ao acordar não nos lembremos dessa noite de sonhos?
A mudança, essa grande desconhecida
A mudança traz com ela muitas vezes o medo do desconhecido. E você, como enfrenta a mudança quando ela se torna necessária ou teima em impor-se na sua vida?
A duração da psicoterapia psicanalítica
Porquê uma psicoterapia psicanalítica é tão prolongada no tempo?
Psicologia, Psicoterapia e Estigma Sociocultural
Quão difundido está actualmente o estigma ligado à "doença mental" e à frequência de consultas de psicologia, psiquiatria e psicoterapia?
Como é que falar do passado pode ajudar no presente?
Será que falar do passado ajuda mesmo a ultrapassar um presente angustiante, automático e repetitivo?
O desenvolvimento do bebé até aos 3 anos
Será que o seu filho(a) está a crescer de acordo com o que seria esperado para a sua idade? Descubra como se vai desenvolvendo o seu bebé até aos 3 anos idade, dentro do esperado ou do normativo.
Ansiolíticos e Anti-Depressivos ou Conversa?
Tomar comprimidos, fazer psicoterapia? Qual a diferença? Como é a psicoterapia? E os comprimidos, têm que efeitos secundários?
Envelhecimento activo – faça mais por si

Sermos capazes de reconhecer os primeiros sinais de envelhecimento e agirmos no sentido de tomar medidas preventivas é determinante para vivermos uma velhice com qualidade.

O Papel da Inteligência Emocional nos Desafios de um Envelhecimento Adaptado

O idoso depara-se com um conjunto de transformações que exigem toda uma série de competências que contribuam para atravessar de forma ajustada mais esta etapa do seu processo de desenvolvimento.

Sentirmo-nos bem com a idade que temos – A percepção subjectiva do envelhecimento e o sentimento de satisfação

Não devemos estar com rodeios. Ser forçado ao envelhecimento é ser-se encurralado num beco sem saída, do qual não se pode fugir sem um exercício intenso e profundo de criatividade.

Violência contra os mais velhos. Uma realidade escondida

Nas sociedades contemporâneas há uma certa desvalorização da experiência e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradição e dos valores morais.

As Emoções e a Vida Profissional

A ansiedade é comum a todos nós, em maior ou menor grau. É provável que uma das formas de ansiedade, o stress, fosse um factor essencial na sobrevivência dos primeiros humanos.

Marcar consulta