Personalidade Psicopata
Orientação para a procura do poder; Fuga à responsabilidade; Prazer em enganar e manipular; Ausência de remorso; Indiferença aos sentimentos e necessidades das outras pessoas; Problemas com a autoridade; Eventual necessidade de viver situações intensas, limite ou de outra forma intensamente estimulantes;
Personalidade Paranóide
Dificuldade na entrega e na confiança; Desconfiança e suspeita persistente; Sentimentos de perseguição; Preocupação acentuada sobre temas de humilhação; Medo de se ser enganado ou explorado pelos demais; Dispêndio de tempo em torno de fantasias de proteção contra ataques esperados e/ou de vingança; Cíume intenso e frequente;
Personalidade Narcísica
Auto-centração; Sentimentos de vazio; Dificuldade empática; Incapacidade de amar ou de ligação emocional genuina; Utilização dos demais para ganhos pessoais; Vergonha; Inveja; Desprezo; Preocupação com o estatuto pessoal em comparação com o estatudo dos demais; Hipersensibilidade à crítica; Incapacidade de depender.
Personalidade Masoquista
Medo da perda ou da rejeição; Baixa autoestima; Manutenção de relacionamentos abusivos; Tendência à vitimização; Dificuldade em conseguir um sentido de satisfação e sucesso.
Personalidade Ansiosa
Ansiedade generalizada; Ansiedade difusa; Medo ou insegurança persistentes; Dificuldade em perceber as causas/origens da ansiedade; Dificuldade em formular a experiência interna (experiência afetiva e estados de sentimento).
Personalidade Obsessivo-Compulsiva
Preocupação com o auto controlo e retidão moral; dificuldade na expressão afetiva; consciência autocrítica e autopunitiva; perfecionismo; preocupação excessiva com a organização e/ou limpezas; foco excessivo no detalhe; ruminação; dúvida persistente; dificuldade em tomar decisões; rigidez de caráter.
Personalidade Contradependente
Negação e desprezo pela vulnerabilidade emocional (medo, tristeza, inveja, saudade); Vergonha na dependência; Demonstrações da não necessidade dos outros; independência rígida; Necessidade de outros que dependam do(a) próprio(a) (companheiros, filhos, bebés, etc.); Dependências secretas.
Personalidade Passivo-Agressiva
Zanga recorrente na relação; Vingança; Oposição e lutas de poder; Tolerância a maus tratos; Dificuldade na nomeação de sentimentos negativos; Dificuldade na diferenciação entre expressões verbais e comportamentais da zanga.
Personalidade Dependente
Medo da perda da relação primária; Medo da solidão; Sentimentos de inferioridade, impotência e/ou incapacidade; Procura de relações de cuidados e de apoio; Possível submissividade; Angústia aguda pela ameaça à estabilidade da relação primária.
Marcar consulta